Etapas para escrever em um blog

Caso você esteja pensando em escrever em um blog, o ideal é saber que existem algumas etapas para que a sua marca ganhe visibilidade na web com conteúdo de qualidade. Confira:

– Objetivo: Com qual intenção você quer fazer um blog? Apenas para divulgar suas ideias ou vender espaço para anúncio? Tornar sua marca referência no segmento ou quer objetivamente converter leitores em compradores? Com essa ideia bem clara e definida é mais fácil seguir para os próximos passos.

– Público-alvo: você sabe para quem vai escrever? Se não, nem comece nada ainda antes de estudar a fundo o seu público, afinal se não agradá-los, nunca atingirá seu objetivo. Após conhecer bem as características de quem vai ler seu blog, fica mais fácil esquematizar o conteúdo, pensar pautas, linguagem, páginas, categorias e outros pontos fundamentais para seu sucesso.

– Identifique concorrentes e parceiros: muita gente pula esta fase, mas que precisa constar no planejamento. A blogosfera é unida e mesmo se você for representar uma marca precisa saber onde está pisando. Observar as boas ações dos concorrentes e conquistar parceiros pode alavancar seu projeto.

– Observe e faça ajustes: escute seu público, atenda pedidos, adeque suas ações e seus objetivos aos novos desafios. Para cada ação que estipular em seu planejamento, desenvolva as seguintes perguntas: O que quero fazer? Qual meu objetivo ao fazer isso? Quem vai fazer? Onde? Como será feito? E quanto isso vai me custar?

Para facilitar seu dia a dia, controle todas essas informações em planilhas no docs, por exemplo, assim terá acesso fácil e rápido aos próximos passos que devem ser dados.

Mais importante do que fazer um bom planejamento é executá-lo corretamente, respeitando os prazos e focando nas metas que você mesmo estabeleceu.





Comente: