Ferramenta para checar redirecionamento amigável para SEO

Um dos fatores on-page que vão influenciar a navegabilidade do seu site, é a facilidade que o buscador terá em saber para qual página os links estão apontando. O problema acontece nos casos em que, por um (ou mais) destes motivos:

  • Uma nova versão do site está sendo desenvolvida em uma pasta diferente da raiz (/);
  • O site está sendo migrado para uma nova estrutura, por conseqüência terá um novo endereço;
  • Você está trocando de domínio.

Sendo assim, você precisará informar o Google que o endereço antigo de determinada página do seu site agora está em um novo endereço. É nessa hora que os programadores que não possuem conhecimento de SEO podem cometer algum erro. As duas formas de redirecionamento que são bem lidas pelos buscadores são:

  • Redirecionamento 301 – Permanente
  • Redirecionamento 302 – Temporário

Ok, meu webmaster (ou eu mesmo) fiz um redirecionamento para uma nova pasta, e ele está funcionando para os visitantes (juro! Eu mesmo testei no meu navegador), como vou saber se ele é 301 ou 302, ou ainda se estou utilizando uma ferramenta inadequada?

Para isso, a WebConfs desenvolveu uma ferramenta muito simples para checar se o redirecionamento de um endereço é amigável para SEO.

A ferramenta chama-se Redirect Checker, e ela possui um mecanismo extremamente simples. Vamos agora a uma seqüência passo a passo para você aprender a verificar se o seu redirecionamento está legal:

Página inicial do redirect checker da Webconfs

Página inicial do redirect checker da Webconfs

Comece abrindo o endereço:  http://www.webconfs.com/redirect-check.php (conforme imagem acima) e digite o endereço anterior da página seu site. Por anterior refere-se ao endereço “errado” que usuário vai digitar, que o fará então ser redirecionado para o novo endereço daquela página.

Neste caso estou testando o endereço http://www.gestaoativa.com.br. Após digitar o endereço na caixa, é só clicar no botão “submit”.

Resultado positivo de Redirecionamento Amigável

Resultado positivo de Redirecionamento Amigável

Neste caso, a ferramenta encontrou que o site possui um redirecionamento para o endereço http://www.gestaoativa.com.br/home/ e também que o redirecionamento é amigável aos buscadores (Mensagem em inglês: “The Redirect is Search Engine Friendly”)

Neste caso você não precisa se preocupar, pois a mudança de página será bem compreendida pelos buscadores (assim como pelos visitantes).

Resultado negativo de redirecionamento amigável

Resultado negativo de redirecionamento amigável

Agora se você receber a mensagem acima: “Either http://www.enderecodigitado.com.br is NOT REDIRECTING to any URL or the redirect is NOT SEARCH ENGINE FRIENDLY”, existem duas possibilidades:

  1. O endereço digitado não redireciona para nenhuma página: “… is NOT REDIRECTING to any URL”, e para saber se este é o caso, digite o mesmo endereço que digitou na caixa de busca do site, agora em seu navegador, e veja se depois do site aberto há alguma mudança de endereço. Se não houver, ok, você não precisaria estar lendo este artigo.
  2. O redirecionamento não é amigável aos buscadores: “… the redirect is NOT SEARCH ENGINE FRIENDLY”, se você digita o site no navegador e ele leva você para outra página, e você recebeu essa mensagem, é hora de se preocupar, pois seu webmaster não se preocupou com a otimização para buscadores.




5 Comentários

  1. Não conhecia a ferramenta, achei bastante útil na avaliação de um site.

  2. Estou iniciando meu trabalho com otimização, gostei da ferramenta, acho válido na avaliação de um site.

  3. Emprego Dinheiro disse:

    Obrigado pela ferramenta não conhecia muito útil mesmo, permite saber mais que outras ferramentas nao permitem.

  4. Maiara Reinert disse:

    Muito boa a ferramenta. Tirou a minha dúvida 😉

  5. Fernando disse:

    Olá,

    Muito interessante, gostaria de saber se existe algum jeito de fazer o caminho inverso.

    Escrever o nome do site em algum lugar e verificar se ele possui algum tipo de redirecionamento 301 e se tiver, quantos, e quais os nomes dos domínios que estão redirecionando…

Comente: